ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

“A questão da moradia não pode ter demora”, afirma Secretário de Habitação

Mauricio Oliveira detalha dois novos projetos habitacionais em andamento: um novo loteamento e a regularização fundiária de uma área histórica da cidade.
Secretário de Habitação Maurício Oliveira (Arquivo/AP)

O Secretário de Habitação, Mauricio Oliveira, participou na manhã desta terça-feira do programa Jornal da Manhã, da Rádio RCC, onde apresentou importantes novidades sobre o planejamento urbano e habitacional do município. Segundo ele, dois novos projetos começaram a tramitar na Câmara de Vereadores, ambos voltados à criação e reconhecimento de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).

 

“A criação da ZEIS é o primeiro passo. Após isso, buscamos o reconhecimento formal dessa área como de interesse social, o que viabiliza a implantação de políticas públicas habitacionais”, explicou o secretário.

 

Os projetos abrangem duas regiões distintas. O primeiro é o bairro Simón Bolívar, área que foi destinada à população de baixa renda, mas que, segundo o secretário, “nunca recebeu a devida atenção”. Mauricio ressaltou que a prefeita Ana Tarouco delegou à secretaria a missão de resolver as pendências da área: “Ano passado, conseguimos quitar a dívida da Simón Bolívar. Agora, estamos avançando com a regularização fundiária da região.”

 

Ainda segundo Mauricio Oliveira, o trabalho de campo já começou. “Ontem, nossas equipes técnicas iniciaram as entrevistas com os moradores, com o objetivo de realizar a regularização cadastral. A meta é entregar os terrenos com toda a documentação necessária aos seus proprietários”, afirmou.

 

Já o segundo projeto refere-se à criação de um novo loteamento habitacional no bairro Nova Alvorada, que será contemplado por um programa habitacional do governo federal. “A proposta prevê a construção de mais de 128 casas. Trata-se de um projeto novo, que exigirá a criação de uma ZEIS desde o início”, explicou.

 

O secretário finalizou a entrevista enfatizando a urgência nas ações da pasta:

“A questão da moradia não pode ter demora.”

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.